Focando no protagonismo feminino, o projeto de Mulheres no Rap lança série sobre a história do Hip-Hop na Bahia
O Projeto Mulheres no Rap nasceu no ano de 2020, e veio a partir de uma inquietação da produtora Leila Campelo, que sempre sentiu falta da história contada através da visão da mulher no cenário do movimento Hip-Hop.
Mulheres essas que sempre foram os pilares desse movimento, mas sempre foram invisibilizadas. A proposta é contar essas histórias para incentivar e mostrar a nova geração que estávamos lá desde o começo, fizemos história e tudo isso aconteceu e evoluiu por conta de mulheres que meteram as caras e lutaram por espaço.
O projeto já conta com uma série em seu canal do youtube (https://url.gratis/36CNkx) e trata sobre o começo do movimento no mundo e a história da cena no Brasil. No dia 02 de março o Mulheres no Rap irá lançar a edição Bahia, uma forma de eternizar no audiovisual a história de mulheres que fizeram e fazem a diferença no cenário Hip-Hop em Salvador. Coletando depoimentos, mostrando detalhes do caminho percorrido por essas mulheres, o enfrentamento do machismo e preconceito, mostrando também como elas se encontram hoje.
A predominância masculina sob os holofotes gera impressão de que mulheres são minoria na cena, quando na verdade a presença delas só cresce. A intenção do projeto é mostrar que elas existem, tentando diminuir essa invisibilidade construída pela mídia. Grande parte da estrutura do movimento Hip-Hop é a conscientização e, portanto, é necessário discutir, reinventar, compreender e revolucionar dentro do próprio movimento de revolução. A nova série contará com 5 episódios e terá a participação de alguns nomes já conhecidos na cena como, Venuz Leenda, Udi, Sil Kaiala e Nely, além de outras participações importantes. Será um passeio no tempo do movimento em Salvador, Lauro, até chegar ao ano de 2022.
A apresentação da série e roteiro será por conta da Manu das Rimas, já conhecida de outros vídeos do canal e também parceira de Leila Campelo nesse projeto. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
O que:
Mulheres no Rap - Edição Bahia
Onde: Canal Mulheres no Rap
Quando: 02 de Março de 2022
Siga-nos @mulheresnorap
Comentários
Postar um comentário