Antologia reúne 50 autoras lésbicas e bissexuais com textos sobre memória

Curadoria é da escritora Gabriela Soutello e lançamento da editora mineira Quintal Edições ocorre no próximo dia 28 de junho

Com a participação de 50 autoras lésbicas e bissexuais, a Quintal Edições lança, no próximo dia 28 de junho (segunda-feira) às 20h a antologia “antes que eu me esqueça”. A conversa terá a presença da curadora do livro, a escritora Gabriela Soutello, e da editora Carol Magalhães (Quintal Edições), mediada pela crítica literária Tamy Ghannam, discutindo autoras e personagens lésbicas, bem como a importância da representatividade. 

A proposta é que bate-papos e ações envolvendo o livro aconteçam entre os meses de julho e agosto, quando também se comemora o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. 

A obra tem como tema central a memória e inclui em todo o processo a diversidade como mote: com autoras e textos que trafegam no hibridismo entre contos e poemas, vindos de todas as partes do Brasil, contemplando a multiplicidade de raças, regiões e sexualidade. 

O lançamento conta com a participação das autoras e no dia 28, além de celebrar a chegada da obra, reflete também o mês do orgulho LGBTQIA+ e também em lembrança à data oficial do marco das lutas iniciadas a partir da Rebelião de Stonewall, em Nova York, quando a data foi criada.

Entre os nomes da antologia estão escritoras como Monique Malcher, Natália Borges Polesso, Paloma Franca Amorim e Tatiana Nascimento que foram convidadas e também Bárbara Esmenia, Camila Assad,  Elizza Barreto, Dia Nobre, Keyty Medeiros, Maria Isabel Iorio, Nina Rizzi, Taís Bravo, Valeska Torres, entre outras. O livro traz também autoras de diferentes partes do país, contemplando as cinco regiões. 

De acordo com Gabriela Soutello, “ser responsável pelo livro foi uma dificuldade e também um fascínio no último ano. O trabalho envolveu muitos questionamentos e trocas com pessoas de todo o Brasil, gente com quem eu nunca tinha conversado, nomes potentes que eu nunca tinha ouvido e ao final deste processo, quantos atravessamentos. Que feliz, que choro, que alívio é poder fazer parte dessa rasgação de espaço, dessa busca por vozes imensas, referências que eu e tantas gostaríamos de ter tido, referências ocupando seus lugares”, diz. 

A montagem do livro foi uma seleção de autoras, via curadoria, que envolveu algumas convidadas. Além disso, uma comissão de mulheres lésbicas e bissexuais fez uma escolha dos textos às cegas.  

Vale destacar que o livro, assim como todas as ações da editora, a seleção dos textos, a revisão e todo o processo foi feito por um grupo inteiramente diverso e composto por mulheres lésbicas e bissexuais, além de contar com a capa da artista Júlia Bertú, imprimindo em arte o conjunto dos textos presentes na antologia. 

Serviço 

Lançamento do livro “antes que eu esqueça”

segunda-feira (28) às 20h 

Youtube: https://www.youtube.com/c/QuintalEdições 

Pré-venda: http://loja.quintaledicoes.com.br/pd-88e3b7-antes-que-eu-me-esqueca-50-autoras-lesbicas-e-bissexuais-hoje.html?ct=&p=1&s=1 

Confira todas as participantes da antologia: 

Ana Freitas


Thalita Coelho


Veriana Ribeiro


Ludmila Rodrigues


Maria Isabel Iorio


Dia Nobre


Elizza Barreto


Valeska Torres


Julia Leite


Laila Oliveira


Bianca Gonçalves


Camila Assad


Vulpe Lisbôa


Simone Teodoro


Julia Bicalho Mendes


Bárbara Esmenia


Aline Miranda


Mayana Vieira


Diedra Roiz


Nina Rizzi


Janaú


Keyty Medeiros


Carla Diacov


Ana Squilanti


Danuza Lima


Bruna Mitrano


Liz Stern


Joana Côrtes


Marina Monteiro


Taylane Cruz


Camila Passatuto


Juliana Monteiro


Olga Pinheiro


Cecília Floresta


Fabrina Martinez


Larissa Ibúmi


Isabella Bettoni


Amanda Monteiro


Carol Rocha


Elisa Rodrigues


Rivka Ramos Mendes


Kelcy Emerich


Larissa Mundim


Taís Bravo


Susy Freitas


Paula Chiodo


Natália Borges Polesso (convidada)


Monique Malcher (convidada)


Paloma Franca Amorim (convidada)


Tatiana Nascimento (convidada)


#Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Materia Sobre:::.RACIONAIS E OS 17 ANOS DE HOLOCAUSTO