Okayplayer | Os anos 2010: a evolução do Cloud R&B em 18 mixtapes




Nos anos 2010, o R&B se inclinou ainda mais em ondas alternativas, fascinando-se com a natureza, o espaço, o tempo e o universo. O Cloud R&B nasceu. E essas são as 18 mixtapes de R&B que definiram essa época. 

Embora o "Cloud R&B" possa parecer uma categorização genérica para o som etéreo abrangente desta década, ele continua sendo um descritor perfeito para o fascínio do gênero pela natureza, espaço, tempo e universo. Durante o decorrer dos anos 2010, o R&B se inclinou ainda mais em ondas alternativas, com críticos rotulando o gênero como "etéreo" ou " alucinógenas ". 

Tomar o seu homólogo cultivado pelo SoundCloud, cloud rap e o cloud R&B tornou-se a expressão maior do gênero como um todo – seja flertando com neo-soul, contrabalançado pela atitude de trap & B, ou usado como acento para as tendências alternativas existentes em sub-gêneros nostálgicos e do rock e pop. 

Ao discutir quando o R&B (e o hip-hop melódico) começou a se encaminhar para as tendências que definiriam os anos 2010, muitos fãs começarão com os lançamentos nos anos do 808 & Heartbreak de Kanye West e “Lollipop” de Lil Wayne. A partir daí, a ascensão de Drkehake se segue por outros nomes surgindo com mixtapes que geraram um burburinho no SoundCloud ou que foram baixadas gratuitamente no Datpiff. Essas mixtapes deixam espaço para experimentação sem domínio, sem interferência da gravadora, permitindo ao artista a chance de crescer em seus sons de R&B. 

Este ano, vimos alguns momentos de círculo completo triunfantes para algumas estrelas do R&B. Tinashe voltou a seus caminhos independentes, soando com o maior controle até hoje em ‘Songs For You’. Tory Lanez aperfeiçoou sua habilidade de amostragem, recrutando uma legião de estrelas do R&B dos anos 2000 para seu projeto Chixtape 5. A voz e a arte de Kehlani amadureceram rapidamente a partir dos 15 anos, dando aos ouvintes uma amostra de sua nova sabedoria de amor em seu projeto ‘While We Wait’. 

A cultura do cloud rap está bem documentada e preservada, mesmo com a noção de mixtapes desaparecendo lentamente devido ao desaparecimento dos links que arquivaram esses projetos. Por outro lado, a crescente popularidade da R&B, graças às vibrações melódicas de sua forma turva, não recebeu tratamento semelhante, apesar de ser rica na cultura de mixtape. 

De Drake a Jhené Aiko e The Weeknd, Okayplayer está contando a história da evolução do Cloud R&B através de 18 Mixtapes. 

Bora conferir? 


Drake – So Far Gone (2009/Re-release 2019) 

Seria um pouco injusto não mencionar a terceira mixtape de Drake, ‘So Far Gone’, nesta lista, embora tenha sido lançada dez meses antes de 2010. Especialmente quando consideramos como o seu décimo aniversário relançou o projeto em serviços de streaming (com todas as amostras legalmente limpas) mapeado entre os cinco primeiros da Billboard 200. 

O canto melódico sempre terá um lugar no hip-hop, o que é inegável sobre o sucesso crítico de ‘So Far Gone’ e a popularidade comercial de "Best I Ever Had", é como o artista canadense definiu seu próprio tom para o movimento que vai ser tendência na próxima década (2010) - transformando-se finalmente em seu líder e criador de tendências. 

Desde o uso arejado da tempestade tranquila de R&B em faixas como "A Night Off" - que apresenta um bastão de cantar passando com Lloyd (que utilizou o Cloud R&B em "You" de 2006) - até um estilo livre direto sobre o hipnótico 808s & Heartbreak opener de Kanye West " Say You Will ”, o projeto exemplifica para onde a fusão de R&B e hip-hop estava indo na nova década. Drake rodaria com essa coroa por dez anos após o lançamento de ‘So Far Gone’. Tanto que uma compilação de suas faixas loosie estrearia em primeiro lugar no final de 2019. 



Chris Brown – In My Zone (2010) 

Em questão de um ano, tabloides e decisões pessoais colocariam Chris Brown como o “bad boy do R&B” da sua geração. Com sua imagem intocada aos olhos do público há muito apagada, Brown afiou seu som no início da década ao lançar ‘In My Zone’, uma mixtape do Gangsta Grillz organizada por DJ Sense e DJ Drama, no Dia dos Namorados. 

Em In My Zone começa com "Turnt Up", onde Brown introduz que ele fez esse projeto para "as ruas". Depois que ele começa a perguntar "você verificou seus níveis", sua voz é alterada pelo ajuste automático reverenciado, honrando a qualidade não dominada do estilo Cloud. Nas músicas a seguir, "Too Freaky", "Convertible" e "Don't Lie", ele está confiando rapidamente na produção hiperativa, trabalhando as dobras líricas para sua nova persona. 

O que é mais revelador sobre o In My Zone é como Brown abordou dois remixes dos hits mais populares de Trey Songz de 2009, "Invented Sex" ("Invented Head") e "Say Ahh". O movimento indicou a magnitude e o impacto igual de seu colega na definição da direção do R&B. 



Frank Ocean – Nostalgia, Ultra (2011) 

O que sempre se distinguiu na marca do R&B de Frank Ocean é como ele funde os elementos da cultura de jogos com outros estilos de sinestesia digital e da Internet. O nome da mixtape em si - Nostalgia, Ultra - capta como o Cloud R&B se baseia na afinidade da mente por retrocessos e memórias. 

Nomeando a faixa de abertura como “street fighter,” Ocean inicia Nostalgia com um toca-fitas e o rádio AM tocando o instrumental folclórico de “strawberry swing.”. A matéria lírica do Cloud R&B geralmente se aprofunda no uso recreativo de drogas. E o ritmo hipnótico e repetitivo de "novacane" é o que plantou o nome de Ocean no mundo underground do R&B, o exame sem desculpas da música sobre abuso de drogas e solidão, que serve como conteúdo relacionado. Em toda a mixtape, Ocean aprende muitas lições de amor, exibidas por sua voz afetada pelo celofane em “there will be tears.” 

A faixa de destaque de Nostalgia, Ultra, “swim good,” é um conto de amadurecimento. Componentes batistas espirituais, como um pandeiro e palmas, alimentam a batida. Ocean está pregando sua própria mensagem de como escapar da bagagem romântica. 



Dawn Richard – The Prelude To A Tell Tale Heart (2011) 

O que sempre ficou claro desde os primeiros dias de Danity Kane, é que Dawn Richard estava destinado a uma carreira solo. Em sua primeira mixtape, The Prelude To A Tell Tale Heart, que conseguiu uma vaga no futuro trio de soul Diddy-Dirty Money. 

Baseado no conto de Edgar Allen Poe, "The Tell Tale Heart", a mixtape de Richard começa imediatamente com cadências de produção que giram vagamente em torno de sons intergalácticos. Ela é otimista, pronta para a moda e arrogante em "Superman", "Runway" e "Biggest Fan". É uma atitude que ela revisitaria mais tarde no Blackheart de 2015. 

Tell Tale revela como Dawn Richard serviu de espinha dorsal criativa para Diddy-Dirty Money, como exibido por sua versão demo de Kalenna, “I Know”. A mixtape se equilibra no oásis do início dos anos 2000 pop em “Let Love In”, bateria invertida de "I'm Just Sayin" e complementa os grooves futuristas e divertidos da música sexual de 2010 em "Vibrate". É em "Champion" e “Me, Myself, and Y”, onde Richard não está apenas flutuando em uma nuvem de sua própria independência, mas flexionando sua capacidade de remodelar o R&B com tons de rock alternativo que se destacaram fora das linhas de ambos os gêneros. 



The Weeknd – House of Balloons (2011) 

Enquanto o Cloud R&B estava abrindo caminho através do cânone da cultura de mixtape, o SoundCloud estava desenterrando mais as futuras estrelas do setor. Em 2011, outro nativo de Toronto se veria invadindo a cena. 

O House of Balloons incorporou um senso legal de sexo, drogas e rock n-B, colocando The Weeknd nas sombras dos músicos dos anos 80 para a nova escola. Embora o Cloud R&B se concentre principalmente na nostalgia cerebral em qualquer chance, a marca do gênero, The Weeknd redefiniu simultaneamente o pop dos sonhos de 2010. 

"High For This", conta com uma emoção de motocross que persegue os efeitos sonoros da nave espacial. "What You Need" é anterior à sensação de que Doja Cat se sentiu em 2014 "So High". A "House of Balloons / Glass Table Girls" de duas partes mostra as vibrações pós-punk assombrosas da banda dos anos 80 Siouxsie e os Banshees. "Come Down" aterra o estado de Weeknd em alta com neo-soul, enquanto "The Morning" flerta com paisagens sonoras de atiradores de estrelas misturadas com pop e canto do leste asiático. Eventualmente, House of Balloons seria incluído em uma trilogia composta pelas três primeiras mixtapes de The Weeknd. 




Jhené Aiko – Sailing Soul(s) (2011) 

Uma década antes de lançar sua primeira mixtape, Sailing Soul (s), Jhené Aiko tinha uma carreira na indústria da música. Ela contribuiu com vocais para B2K e até lançou seu próprio álbum de estréia. No entanto, na época, ela enfrentou fracassos comerciais como artista solo, encontrando inspiração artística e ressurgimento desde o nascimento de sua filha. 

Jhené entraria no mainstream com seu EP Sail Out, indicado ao Grammy, que apresentou o sucesso "The Worst". No entanto, antes disso, Sailing Soul (s) estabeleceu as bases, tornando a cantora uma herdeira do etéreo R&B de 2010. Começando com vocais invertidos em "The Beginning". 

O que imediatamente fez a Sailing Soul (s) se destacar é a suave voz soprano de Jhené, elogiando os tons intergalácticos e florais da produção. Embora sua voz fosse suave, as mensagens de decepção através do amor combinadas com os elementos de produção de boom bap e neo-soul da costa oeste definem esse registro, particularmente em "My Mine", "Real Now" e no Kanye West, "Sailing" NOT Selling. ”As emoções cruas e a gravação de“ Space Jam ”, no entanto, serviram como a melhor representação do “Cloudy sound” de Jhené e da preocupação com as lições do universo. 



Tinashe – In Case We Die (2012) 

A atitude de Tinashe sempre foi ligada ao espaço, o que ela observou durante uma sessão de perguntas e respostas no Twitter em 2019. Ela gira em torno dos elementos da natureza, do espaço sideral e das filosofias associadas à astrologia. 

Enquanto muitos críticos consideravam sua terceira mixtape, Black Water, como seu rompimento com o R&B, sua ascensão na cena começou com sua primeira mixtape, ‘In Case We Die’. Ela imediatamente inicia seu projeto alucinógeno cantando "Estou flutuando em uma nuvem verde engraçada" em “The Last Night On Earth” antes de passar para o orgasmo "My High". No meio da mixtape, Tinashe está flertando com tambores zimbabuanos na brincadeira sexual "That" e lidando com vocais fantasmagóricos em "Boss". 

‘In Case We Die’, convoca hinos espirituais em "Heaven" e lida com a produção distorcida de lo-fi nas viagens "Another Season", "Stumble" e "I Tried". Tinashe se vê fazendo rap na faixa de Nintendocore "Chainless, enquanto ela canta angelicalmente sobre “pegar uma estrela cadente” no favorito dos fãs, “Crossing The Cosmo”. 



Miguel – Art Dealer Chic, Vol. 1 – 3 (2012) 

É a generosidade das palavras de Miguel combinadas com o brilho dos sintetizadores no espaço que faz com que sua música faz parte do Clound R&B. Os três volumes coletivos do Art Dealer Chic ampliam a transição de Miguel da alma centrada no boom bap-centric soul alucinógeno de seu acompanhamento de 2012, Kaleidoscope Dream. 

Em "Gravity", Miguel se chama de uma estrela cadente que combina com os sons cintilantes no fundo da faixa. "Arch N Point" lida sonoramente com o synthpop da nova onda, enquanto "... All" liricamente lida com Miguel perseguindo seus sonhos como artista. "Party Life" realmente define o tom da natureza psicodélica da futura discografia de Miguel, obscurecendo ainda mais as linhas dele como um artista de R&B e uma estrela do rock. 



Cassie – RockaByeBaby (2013) 

Devido a seus sentimentos brutos e sem cortes em mixtapes, o domínio emergente do Clound R&B fez com que as estrelas do R&B estivessem ficando mais ousadas. Não procure mais, o RockaByeBaby, com infusão mafiosa de Cassie, uma curva acentuada à esquerda nos seus dias de entrada de "Me & U" e "Long Way 2 Go". 

Com um relacionamento com Diddy influenciando seu som, Cassie estava fadada em entrar mais no hip-hop e soul, oferecendo o “Paradise”, inspirado na costa oeste. Com um penteado meio raspado, ela canta sobre ser "tão alta", um sentimento que reiteraria com “fluxo” de "Aston Martin" ao lado de Rick Ross em "Numb". RockaByeBaby corta perfeitamente cenas do clássico do gangsta dos anos 90 New Jack City, com Cassie assumindo o papel de Keisha. 

No centro do álbum, encontra-se a faixa titular, onde Cassie faz rap sobre sua vida e parceria glamourosa, fazendo alusões ao seu combustível antes de passar para "I Know What You Want", que mostra o pesadissimo instrumental de "M.A.A.D City" de Kendrick Lamar. 




Kelela- Cut 4 Me (2013) 

No coração da nuvem, o R&B é sua capacidade inata de combinar gêneros de vanguarda externos em sua paisagem sonora geral. Indo mais longe na dica alternativa, Kelela experimenta vários subgêneros do Reino Unido, anteriores às estreias de Nao, Jamila Woods e Masego. Na época da estréia de Kelela, o R&B de 2010 estava sendo desenraizado por mulheres negras fortemente influenciadas pela estética de Imogen Heap e Björk (veja: SZA). 

‘Cut 4 Me’ abraçou as várias cenas do techno combinando com Soul. Para o projeto, Kelela fez parceria com produtores da gravadora independente Fade To Mind. "Keep It Cool" pinga em um frenesi lento da música na selva do Reino Unido. A faixa titular digitaliza os tons atmosféricos do grupo feminino Vanity dos anos 80. "Floor Show" leva algumas dicas de The Weeknd. Como o restante da mixtape, "Bank Head" redireciona energicamente a dance music com sintetizadores nebulosos que se equilibram com os vocais distintos de Kelela. 



Tory Lanez – Chixtape II (2014) 

O Canadá revelou muitos artistas bons através do Cloud R&B, não foi apenas o trabalho de Drake, The Weeknd ou PartyNextDoor, mas também o de Tory Lanez. Entrando em cena como um misto de rapper e cantor, Tory Lanez começou a série Chixtape em 2011. 

A segunda tape ganhou mais força com suas amostras ousadas, incluindo uma versão alterada de "Pony", de Ginuwine, em "RIDE"; "I Luv Your Girl", do The Dream, e o dueto de Brandy-Monica "The Boy Is Mine", em "The Girl" Is Mine; ”e Jon B em“ Summin. ”. Grande parte da produção em Chixtape II soa como se a música estivesse tocando nos alto-falantes de um carro esportivo. 



Kehlani – Cloud 19 (2014) 

A beleza de qualquer disco de Kehlani é que seus títulos sempre têm um propósito. Não há melhor maneira de começar a descrever as origens do som de Kehlani do que com o título de sua primeira mixtape. Não apenas contém "nuvem" para combinar com as cadências de R&B, mas também chama a atenção para a idade em que ela estava antes do início de sua ascensão meteórica. 

O que o Cloud 19 trouxe para o R&B de 2010 foi uma raça diferente de ganhos. Enquanto as mulheres que cantam as músicas eram doces com um pouco de selvageria, Kehlani trouxe um tom de rua mais sombrio que combinava com o sabor do R&B dos anos 90. Músicas como “FWU” dançavam com os sons da Bay Area, mas também flutuavam na natureza alegre do crunk & B. "Get Away" foi uma amostra de "So Anxious" de Ginuwine com uma abordagem oca, enquanto "Act A Fool" mergulhou no som emergente do RnBass. 



Candice Pillay – The Mood Kill (2014) 

Embora esta lista tenha muitas estrelas que acabaram chegando ao topo das paradas, é bom observar um ato clandestino que ajudou a influenciar a indústria. Os créditos de composição de Candice Pillay se estendem de Christina Aguilera a “Cockiness (Love It)” e “American Oxygen” de Rihanna. Ela apareceu como vocalista no “Groovy Tony” do ScHoolboy Q e na “declaração” de Compton do Dr. Dre e Eminem, “Medicine Man”. " 

Em 2014, Candice Pillay faria parceria com Alex da Kid e Dem Jointz para criar uma viagem épica em The Mood Kill. Uma mixtape destinada aos drogados e amantes, The Mood Kill começa com "Poor Girl", que vira a introdução da "Bohemian Rhapsody" do Queen. A partir daí, Candice Pillay começa a contar sua história de uma mulher sul-africana e indiana que está lutando duro para sobreviver numa indústria musical viciosa ("Go Getta") enquanto se distrai com o amor ("Rome and Julie"). 



Erykah Badu – But You Cain’t Use My Phone (2015) 

Enquanto os recém-chegados encontravam suas vozes artísticas por meio do Cloud R&B, havia alguns veteranos que sentiam necessidade de contribuir com este “gênero". Erykah Badu faz isso com sucesso em sua mixtape surpresa, que se inspirou na popularidade da "Hotline Bling" de Drake e seu próprio corte de assinatura, "Tyrone". 

Mas você não pode usar o meu telefone começa com uma Badu remanescente da New Amerykah cantando o gancho de "Tyrone" sobre uma linha de operador e um ônibus espacial pairando. "Cel U Lar Device" remixes "Hotline Bling" com uma perspectiva feminina sobre um vocoder. "Phone Down" refresca tudo misturando a produção de soul trap com vocais nebulosos de neo-soul. No final da mixtape, Erykah Badu volta para "Hi" no "Hello" mais próximo, que apresenta outro André 3000. 



Jacquees – Mood (2016) 

Jacques sofreu uma grande tempestade de fogo quando se declarou o do R&B moderno. Seu gesto ousado e egoísta, confundindo muitas pessoas que desconheciam seu trabalho anterior de mixtape. No início do Mood, Jacquees se pergunta: "Podemos começar uma nova onda"? 

O humor captura o estado do R&B masculino no meio da década. Em músicas como "Hot Girl", o estilo mais descontraído de Jacquees indicava como seus colegas estavam demorando com suas entregas vocais mais lentas - quase uma reminiscência de atos como Pretty Ricky. "T-Shirt Panties" interpolou o clássico Adina Howard de mesmo nome, mas com um tom de melaço. Enquanto isso, "Them Other Girls Interlude" ultrapassou a duração de um interlúdio típico e o "Ex Games" experimentou sons sonoros picados e parafusados e armadilhas que estamos começando a dominar o Cloud R&B. 



Tink – Winter’s Diary 4 (2016) 

O Winter’s Diary 4 poderia ter funcionado como um álbum de estréia adequado para Tink. Conceitualmente, ao abordar a perspectiva de uma mulher de equilibrar a fama com o romance de montar ou morrer. A mixtape começa imediatamente com sentimentos etéreos em "Lime Light". Fortemente influenciada por Aaliyah, Tink escreve assustadoramente: "Hoje marca 25 de agosto", a data de aniversário do acidente fatal de Aaliyah. 

Mais adiante no Winter’s Diary 4, Tink toca a natureza sombria do som de Aaliyah - do instrumental distorcido de "Show It" a um salto em "Aquafina" e a sassilidade de "Real Upgrade". Combinando forças com um artista que se envolveu no cloud rap, Tink e Lil Durk oferecem um suspense com “Stay On It”. É no “MVP”, onde Tink é a mais confiante dela, fazendo rap após um clipe de um comentarista que relata as habilidades de Michael Jordan no manuseio das bolas. 



Trey Songz – Anticipation III (2017) 

Com músicas como "Jupiter Love" e "Top of the World", o impacto de Trey Songz no Cloud R&B nos anos 2010 pode ser rastreado por várias estrelas masculinas que entraram e saíram do gênero. Embora sua presença permanecesse forte no início da década, com um lançamento consistente de mixtapes, EPs e álbuns, Trey Songz começou a diminuir no fundo do mainstream. 

Para seus fãs obstinados que seguiram todos os seus passos, a terceira parte de ‘Anticipation’ não surpreendeu. De fato, lembrou alguns ouvintes sobre o status pioneiro de Trey Songz em moldar como o R&B etéreo e sensual se tornou para as novas gerações. O cantor imediatamente diz a seu companheiro: "Eu trouxe alguns favores da festa" na abertura "A3" antes de viajar para um abismo de alma de armadilha semelhante a Bryson Tiller com "Mind Fuckin". 



Summer Walker – Last Day of Summer (2018) 

Literalmente um sucesso da noite para o dia, a primeira e única mixtape comercial de Summer Walker foi lançada em outubro de 2018, alguns meses depois de sua descoberta. "Girls Need Love" se tornou o hit da mixtape, não apenas por sua produção atmosférica silenciosa de tempestades, mas também por seu pré-gancho direto e reto. Também não doeu ter Drake no remix. O “CPR” reuniu-se no neo-soul, lembrando congestionamentos lentos do início dos anos 2000. 

A mistura de alma psicodélica de Summer Walker em "Baby", estilo Velvet Rope de R&B em "Deep" e armadilha lenta em "Karma" indicam até que ponto o R&B emergiu em estilos separados entre os artistas. No último dia do verão, a cantora começa misturando blues com o soul moderno. Na época de seu álbum de estréia, Over It - menos de um ano depois - Summer Walker parecia uma profissional - apesar da ansiedade social. 


Fonte: Okayplayer

Tradução: Hebreu

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