Clipe “Pretas Panteras” é exibido durante todo mês de novembro no Sesc Itaquera
Produção da poetisa Débora Garcia é destaque no projeto DNA África, com apresentações gratuitas
Como parte da celebração do Dia Nacional da Consciência Negra, o clipe Pretas Panteras, da poetisa Débora Garcia será exibido durante todo o mês de novembro no Sesc Itaquera, em São Paulo. As exibições são parte do projeto DNA África, em uma programação com multilinguagens que homenageiam o continente africano.
O videoclipe é uma produção de Joyce Prado, da Oxalá Produções e conta com participações das poetas que integram o Sarau das Pretas, a Elizandra Souza, Thata Alves e Jô Freitas, bem como Andréia Rosa e Deusa Poetisa, além das grafiteiras Marisa Sooul e Pamela Rosa, a Dj Cris Laddybrown, a MC Luana Hansen e as irmãs b. girls Larissa e Letícia Rocha.
“Gravar a música e o clipe Pretas Pantera foram experiências que me tiraram da zona de conforto e me conduziram a experiências novas e bem-sucedidas. Embora eu acredite no poder da leitura e da escrita é inegável o impacto, o alcance e o poder de mobilização do audiovisual. Assim, poder reunir artistas negros nesse projeto, desde a produção até o elenco, poder falar do nosso legado histórico enquanto mulheres negras, tudo isso com a referência musical do rap, foram elementos que se complementaram e deram toda essa potência para o clipe”, destacou Débora Garcia.
No Sesc Itaquera, o clipe integra a programação “Burubu: rastros, curas e afetos – gabinete de curiosidades e habilidades” homenageia as culturas originárias do continente africano e que se manifestam e influenciam intensamente as linguagens, costumes, culturas e hábitos brasileiros.
“Receber o convite para integrar a programação do projeto DNA – África no Sesc Itaquera, é um importante termômetro sobre o alcance do meu trabalho aqui no meu bairro. Essa é uma grande preocupação minha. Quero sim poder circular, mas é de suma importância que as pessoas do meu lugar de origem conheçam o meu trabalho e sintam-se representadas por ele. Assim, exibir o clipe Pretas Panteras durante este mês, é uma grande oportunidade de mostra meu trabalho para mais pessoas da região”, completou Débora Garcia.
Homenagem à mulheres pretas que fizeram história
Pretas Panteras é o primeiro clipe da poetisa e MC Débora Garcia. Lançado no dia 25 de julho na Ação Educativa, em uma alusão e reverência ao Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha e também ao Dia Nacional da líder quilombola Tereza Benguela, o evento contou com a participação dos produtores e elenco do clipe, com a presença de um público expressivo. Além da exibição do clipe, e o evento contou com debates e apresentações culturais.
A partir do seu conceito e estética, o clipe também reverencia o Partido Panteras Negras, em especial à ativista Ângela Davis, cuja contribuição é de suma importância, principalmente no que se refere à produção de referencial teórico sobre o feminismo negro. O clipe reúne em seu elenco e produção, artistas negras (os) que são referência no cenário cultural periférico da cidade de São Paulo.
Quem é Débora Garcia
Débora Garcia é poetisa e gestora cultural com ampla experiência na área do livro e da literatura. É idealizadora, artista e produtora do coletivo Sarau das Pretas. Também atua junto aos coletivos Associação Cultural Literatura no Brasil e Quilombhoje Literatura, com os quais desenvolve saraus literários e projetos de incentivo à leitura e à escrita. Ministra palestras sobre literatura, políticas culturais e cultura afro-brasileira. Sua veia artística pulsa e transborda as fronteiras literárias, por isso, atua também como mestre de cerimônia, compositora, cantora e atriz, desenvolvendo projetos que agregam as suas paixões: literatura, música e artes cênicas. É autora do livro Coroações – Aurora de poemas, e também publicou seus textos em diversas antologias voltadas à literatura negra, feminina e periférica. É formada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. A poetisa e Débora Garcia possui um canal no youtube no qual o clipe Pretas Panteras pode ser acessado. Além do Clipe Pretas Panteras, o visitante do canal também pode acessar outros vídeos da autora, tais como Mulheres Reais e Desconstrução, que abordam temas como feminismo e machismo, e que têm grande aceitação do público.
Assista:
Serviço
Exibição do Clipe Pretas Panteras
Período: 01/11 a 03/12 de quarta a dom das 9h30 às 17h
Local: Sesc Itaquera - Área de convivência
Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera/São Paulo
Informações: facebook.com/deboragarciapoetisa
E-mail: deboragarcia.info@yahoo.com.br
Comentários
Postar um comentário