SIM SÃO PAULO divulga a programação da SIM SOCIAL (EDIÇÃO NA PERIFERIA)
Uma das novidades da terceira edição da Semana Internacional de Música de São Paulo, que ocorre entre 2 e 5 de dezembro, no Centro Cultural São Paulo, é a extensão de sua programação para a periferia da capital paulista em dias que antecedem o evento.
Chamada de SIM Social, a ação externa será realizada entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro em três bairros: Jardim Ângela, Capão Redondo e São Mateus.
Esta iniciativa é uma parceria da SIM SÃO PAULO com a Cingulado Atitude Social e associações e coletivos focados em mobilização e transformação social por meio da música e da cultura.
O objetivo é levar conteúdo artístico e de capacitação profissional para comunidades distantes do centro e também levar seus representantes para dentro do Centro Cultural São Paulo, trocando experiências e diminuindo o distanciamento social.
Além dos 3 dias de programação externa, haverá uma palestra a “A música como transformadora social” com a presença de representantes de movimentos da periferia de São Paulo. Na mesa, que ocorrerá no dia 05 de dezembro, às 15h, na Sala Lima Barreto, eles falam sobre a música como ferramenta de construção de identidade, socialização e incentivo à produção artística de milhares de jovens.
Confira a programação completa.
PROGRAMAÇÃO
29 de novembro (domingo) – Jardim Ângela, Zona Sul. SIM SÃO PAULO em parceria com a Produtora Cultural Social A Banca
Local: Produtora Cultural Social A Banca (Estrada da Baronesa 75, Bairro Jardim Kagohara, Distrito de Jardim ngela, Zona Sul)
15h: Bate-papo: “Comunicação, novas plataformas de streaming e como distribuir e divulgar sua música na internet hoje”. Com Bia Bem (Inker Agência Cultural) e Maurício Bussab (Tratore Distribuidora).
17h: Bate-papo: “Gestão de carreira e circulação. Como administrar seu projeto musical e tocar pelo Brasil”. Com Fabrício Nobre (A Construtora)
Durante todo o evento haverá a exibição do videoclipe da música “Só Mais um Dia”, de Flávio Renegado, em realidade virtual 360º graus.
Vagas limitadas. Mais informações e inscrições pelo e-mail:contato@abanca.org
30 de novembro (segunda-feira) – Capão Redondo, Zona Sul. SIM SÃO PAULO em parceria com a Agência Popular Solano Trindade
Local: Projeto Arrastão. R. Dr. Joviano Pachêco de Aguirre, 255, Jardim Bom Refúgio, São Paulo
15h: Bate-papo: “Gestão de carreira e profissionalização no mercado da música”. Com Flávio Renegado (Casulo), Evandro Fióti (Lab Fantasma) e Verônica Pessoa (Pessoa Produtora)
17h: Workshop: “Distribuição da música hoje através de novas mídias”. Com Henrique Fares Leite (Deezer) e Heloisa Aidar (Pommelo Produções)
Durante todo o evento haverá a exibição do videoclipe da música “Só Mais um Dia”, de Flávio Renegado, em realidade virtual 360º graus.
Vagas Limitadas. Mais informações e inscrições no e-mail:agsolanotrindade@gmail.com e solanoprod.rangel@gmail.com
1 de dezembro (terça-feira) - São Mateus, Zona Leste. SIM SÃO PAULO em parceria com a Coletivo São Mateus em Movimento
Local: Espaço São Mateus em Movimento. Rua Cônego José Maria Fernandes 127/128, São Mateus
15h: Workshop: “Como apresentar o seu projeto musical? Assessoria de comunicação para artistas e eventos de música”. Com Mariana Piky (Batucada Comunicação)
Encerramento Ações SIM Social – Ensaio Aberto (Festa de Rua – São Mateus em Movimento)
Shows
18h10 - Everson Pessoa
18h35 - Negotinho Rima
18h50 - DJ Dog
19h00 - Odisseia das flores
20h00 - Pocket show – Fino Du Rap – Convidado da SIM São Paulo
20h20 - DJ Rm e Erickjay
Durante todo o evento, haverá a exibição do videoclipe da música “Só Mais um Dia”, de Flávio Renegado, em realidade virtual 360º graus.
Vagas limitadas para o workshop. Mais informações e inscrições no e-mail:saomateusemmovimento@gmail.com
5 de dezembro (sábado)
Local: Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto
15h – Palestra: “A música como transformadora social”. Com DJ Bola (Produtora Cultural Social A Banca), Thiago Vinícius (Agência Popular Solano Trindade), Negotinho (São Mateus em Movimento), Gil Marçal (FunarteSP) e mediação deTomáz Gonzaga (Cingulado).
Sobre os coletivos
Produtora Cultural Social A Banca: Sediada no Distrito do Jardim Ângela, a Produtora Cultural Social A Banca foi formada em 2000. O objetivo da produtora é realizar eventos e desenvolver projetos da cultura hip hop como ferramentas de inclusão sócio-econômica para jovens em situação de vulnerabilidade social. A Banca já realizou mais de 70 eventos gratuitos em espaços públicos na Zona Sul da cidade de São Paulo, beneficiando diretamente mais de 20.000 pessoas. Além dos eventos, a produtora realiza outras atividades culturais, como oficinas de DJ, MC e violão, ensaios abertos, intervenções culturais, vivência entre classes sociais.
Agência Popular Solano Trindade: Através da iniciativa da União Popular de mulheres de Campo Limpo e adjacências, a Agência Popular de fomento a cultura Solano Trindade foi criada para ser um empreendimento desenvolvido dentro dos valores da economia solidária, tendo o ser humano como base e não o capital. A agência é organizada de forma auto-gestionada pelos coletivos que venham se agregar a ela. Atualmente, a agência aglutina cerca de 200 coletivos de arte e cultura na zona sul e em outros pontos da cidade. A Solano Trindade é resultado da continuidade de lutas e resistências históricas em especial da periferia da Zona Sul de São Paulo, região que sempre utilizou da arte para a luta, e da luta para a arte, tendo como inspiração artistas de Solano Trindade a Racionais MC’s.
Projeto Arrastão: Fundado em 1968, o Projeto Arrastão é uma organização sem fins lucrativos que faz o acolhimento e dá suporte às famílias da região do Campo Limpo que vivem em condição de pobreza. Esse trabalho de promoção humana e de desenvolvimento das comunidades é feito junto com estas famílias e dão origem aos programas que o projeto oferece nas áreas de educação, cultura, geração de renda, habitação e qualidade de vida.
São Mateus em Movimento: Projeto idealizado, em 2008, por um grupo de jovens, entre eles Negotinho Rima (Articulador cultural) e o coletivo de grafite “Grupo OPNI”. Insatisfeitos com a falta de oportunidades na educação, lazer e cultura, os grupos se uniram para realizar ações de educação com aulas de capoeira e grafite, e ações de lazer na comunidade da Vila Flávia, bairro de São Mateus, Zona Leste de São Paulo. Desde sua fundação, o São Mateus em Movimento também se caracteriza como uma rede de coletivos e agentes culturais. Suas ações sempre foram pautadas pela colaboração.
|
Comentários
Postar um comentário