FREESTYLE: UM ESTILO DE VIDA é um vídeo-documentário de aprox 45 minutos, que busca desvendar a arte da rima de improviso no universo da cultura hip-hop brasileira. No rap existe o Freestyle – trata-se de uma rima feita no improviso (algo como o repente nordestino), descubra quem são os melhores através das "batalhas".
[ Assista abaixo a versão reduzida de 15 minutos ]
Com diversas exibições Mundo a fora, prêmios recebidos e bem criticado FREESTYLE: UM ESTILO DE VIDA ja ocupa um lugar de privilégio na cultura hip-hop. Leia o que ja foi publicado sobre o projeto:
Ser um craque do freestyle não é pra qualquer um. Tem que ter flow, swing, métrica, vocabulário, originalidade, sagacidade e carisma. Transformar instantaneamente o pensamento em rimas de improviso é a regra dessa expressão do hip hop que, cruza do rap com os desafios de repentistas nordestinos, espalhou-se pelas grandes cidades (...) O doc tem flow e muitas das qualidades citadas acima. Principalmente dá uma idéia da dimensão dessa forma de cultura que estimula a auto-estima e integra a competição num espaço de camaradagem e coletividade. Já houve exibições na Cinemateca Brasileira e na PUC-SP e Rio. Mas isso não basta. Tem que ir para a TV pública como matéria de patrimônio. (Carlos A. Mattos em O Globo)
O documentário Freestyle: um estilo de vida, de Pedro Gomes, é digno dos mais importantes prêmios do cinema documental brasileiro (...) Trata-se de uma disputa muito semelhante ao repente. Dois rappers enfrentam-se, tendo cada um seqüências de 30 segundos pra improvisar seus versos. Decide qual é o melhor o público — que julga a qualidade da letra, a pegada do MC e seu carisma. O jogo tem regras que impedem ofensas à dignidade do oponente. A batalha é também conhecida como rinha e tem ganho muito prestígio, a ponto de haver um evento nacional realizado no Rio de Janeiro (e registrado no filme). Os depoimentos são de uma eloqüência e humor que só quem é mestre do improviso da fala consegue ter. É imperdível. Com essa obra, Pedro Gomes já deixou um legado às futuras gerações. Ele que é tão jovem, pode dormir o sono dos justos. Não bastasse seu livro de sugestivo nome Rabiscos sobre certezas em constantes metamorfose, agora ele nos presenteia com seu belíssimo filme. (Eleilson Leite em Le Mond Diplomatoc)
Não perca! Assista sábado (07/11) na MTV as 00h e reprise no domingo (08/11) 19h
Creditos:::: Cultura Hip Hop RACIONAIS E OS 17 ANOS DE HOLOCAUSTO Leitoras e leitores do Cultura Hip-Hop, finalmente consegui passar para o disco rígido do computador um texto que há muito tempo vinha maturando: uma espécie de "ensaio-tributo" ao disco mais importante do rap brasileiro, que completará 17 anos agora em 2008. Falo de "Holocausto Urbano", do grupo paulistano Racionais MC's. Como de costume, uma pequena digressão. É muito disseminada em nosso país a crença de que o brasileiro não tem memória. Fala-se muito por aí que não cultuamos nossos antepassados nem nossa rica história sociocultural. No que diz respeito ao hip-hop, cabe a nós, formadores de opinião minimamente responsáveis, tentar mudar essa trajetória de descaso e esquecimento. Assim, o sítio Cultura Hip-Hop tornou-se mais um dos espaços de preservação e disseminação da rica história do hip-hop brasileiro. Olha, já temos muita história pra contar, apesar do espaço relativamente curto d
Comentários
Postar um comentário